
Sobre o projeto
Mentirosos, publicado em 13 de maio de 2014, foi o livro escolhido para realização deste trabalho acadêmico, pertencente à unidade curricular Informação e Projeto Gráfico, presente nas graduações de Design Gráfico e Jornalismo. O projeto consistia em apresentar uma nova edição de alguma obra já publicada, levando em consideração os seguintes itens: Encadernação, Grid e Mancha gráfica, Abertura de capítulos, Tipografia, Paleta de cores e Estratégia para posicionar emocionalmente o leitor.
A edição
A história passeia pelo mundo real, junto à ficção juvenil e o suspense psicológico. Em 2021, Mentirosos foi um dos livros mais procurados entre adolescentes e jovens. A obra da americana E. Lockhart alcançou o patamar de Best-Seller após ser fortemente recomendada no Booktok, comunidade de leitores da rede social TikTok.
Para comemorar a ascensão do livro, optamos por uma edição luxuosa, com capa dura e algumas folhas impressas em pantone a fim de proporcionar ao leitor o desejo em possuir a edição comemorativa da obra de E. Lockhart.


Mancha Gráfica e Grid
A fim de facilitar a leitura, pensamos no grid em formato retangular com uma margem interior maior e a mancha gráfica reduzida, por se tratar de um livro de capa dura.
Tipografia
Para o presente projeto optamos por utilizar a fonte Futura Light Condensed como fonte para título e intertítulos. A clareza estética da fonte confere um ar de sobriedade, elegância e neutralidade. A impessoalidade e frieza da fonte alinha-se à estética da família Sinclair, núcleo que protagoniza a narrativa de Mentirosos. Para o corpo do texto priorizamos tipografias serifadas nítidas e arredondadas, garantindo a facilidade e o fluxo de leitura contínua.
Paleta de cores
A proposta deste projeto tem como principal objetivo alinhar a estética visual à narrativa do livro. Portanto, a paleta de cores escolhida flutua entre os tons de branco, preto e azul. Do luto ao luxo, a cor preta se encaixa bem à trama no sentido de representatividade sensorial dos anseios que permeiam a personagem central. Para além de representar a dor do luto, a cor também confere ar de sofisticação e mistério, fator predominantemente presente no enredo do livro. A cor azul, por vezes associada à monotonia, é também considerada a cor da nobreza, característica presente no núcleo familiar da trama. Aplicar uma nuance mais intensa tem como objetivo expressar esteticamente a sensação melancólica destacada na história. Por fim, a representação do branco neste projeto tem como foco destacar a amnésia que permeia o universo da personagem, salientando a ausência que transpassa a protagonista.
Abertura de capítulos
O enredo gira em torno da perda de memória da personagem, decorrente de um acidente. As aberturas de capítulo foram elaboradas a partir dessa particularidade. Inicialmente, os números serão dispostos em formatos esfumados, com o intuito de refletir a ausência de memória da protagonista. À medida em que os capítulos avançam, as formas numéricas se tornam mais claras e definidas, com objetivo de expressar a retomada gradativa da memória da mesma.

Estratégia para prender emocionalmente o leitor
Esta nova edição de Mentirosos busca primar pela inserção de ilustrações para trazer à trama ainda mais textura e realidade, gerando ao leitor a sensação de maior imersão na história contada pelo livro.
Extraímos dez cenas marcantes da narrativa e transformamos em informação visual para o leitor. Inicialmente, as imagens surgem embaralhadas, fazendo com que o mesmo se pergunte o porquê delas estarem ali. A ideia é causar no leitor a sensação de desorientação, a fim de aproximá-lo das sensações e vivências que perpassam a protagonista de Mentirosos.
Para compor a estética visual desta edição convidamos a ilustradora, Bianca Maciel, cujo traço conversa com o público do livro justamente por possuir uma estética jovem e mais descontraída, características presentes em nossa persona.
Ao final do livro, as mesmas ilustrações surgem em ordem cronológica, impactando a experiência do leitor a finalmente entender e visualizar as cenas.



Créditos
Direção de Arte e Capa:
Filipe Venezia Ruiz dos Santos
Diagramação:
Diagramação:
Katlyn Chagas Vicente
Vitoria Alexandre Strahler
Textos
Cinthia Martins Dalforno
Giulia Cançado
Victor Mohan Muzatto
Ilustrações
Bianca Maciel